Brazilian project in the Xash3D engine and Paranoia 2, based on the same name game, released in 1998 by Perceptum Informática.

Post news Report RSS IDPA - Instituto de Pesquisas Avançadas

O Instituto de Pesquisas Avançadas foi criado em 1974, como braço da Marinha ligado ao Programa Nuclear Paralelo. Responsável por pesquisa com isótopos radioativos e suas aplicações bélicas, o laboratório se tornou autônomo poucos anos depois.

Posted by on

Para ajudar a começar a compreender melhor a história proposta pelo jogo, preparamos pequenos textos explicando a história de cada uma dos envolvidos na trama do Incidente em Varginha. O objetivo é misturar a ficção com elementos da realidade, criando um background crível para a trama.

Sem Ttulo 1

Instituto de Pesquisas Avançadas (IDPA)


Em várias missões é possível ver vans identificadas como sendo do instituto, além de pesquisadores e cientistas - presumidamente ligados ao IDPA.

O instituto foi criado em 1974, como braço da Marinha ligado ao Programa Nuclear Paralelo. Responsável por pesquisa com isótopos radioativos e suas aplicações bélicas, o laboratório se tornou autônomo poucos anos depois.

Por sua linha de pesquisa, ele é comumente ligado ao incidente ocorrido em Cubatão (SP), em fevereiro de 1976, quando um objeto voador não identificado aparentemente caiu numa área pantanosa localizada próxima à estrada de ferro Santos-Jundiaí. O objeto foi recuperado pelos militares da Base Aérea de Santos e transferido para instalações subterrâneas próximas ao então Campo de Provas de Cachimbo, no Pará. Essas instalações receberam o nome-código “Delta”.

A escolha da base se deu por conta de seu perímetro de segurança, de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe.

Em 1986, após a Folha de S. Paulo publicar informações sobre a existência de instalações subterrâneas na Serra do Cachimbo, os militares admitiram a sua existência, porém afirmaram que as cisternas, túneis e covas seriam para a “realização de testes nucleares subterrâneos”.

Instituto de Pesquisas Avançadas fica sediado no campus da Universidade Estadual de Campinas, sob o Laboratório de Química.

Embora não seja de existência secreta, é difícil encontrar informações sobre projetos, pesquisas ou mesmo verbas destinadas ao instituto - até mesmo no Portal da Transparência, o que faz pensar que a origem de seus recursos financeiros é, na verdade, o Ministério da Defesa.

Post comment Comments
luiz0regis
luiz0regis

nossa quanto empenho em deixar o mod mais realista possível, uma verdadeira revisão bibliográfica hehe

Reply Good karma Bad karma+2 votes
Post a comment

Your comment will be anonymous unless you join the community. Or sign in with your social account: