Sem Saída - Game de terror indie brasileiro! / No Way Out - Brazilian horror indie game.

Post news Report RSS Primeira Review (Por: Daniel)

Um dos fãs do game (Daniel) fez uma bela review da Demo do "Sem Saída", ficou muito intuitiva e bem explicada, ótima mesmo!

Posted by on

AMBIENTAÇÃO: Uma estória que se passa dentro de um prédio. É uma proposta curiosa, já que foi o único jogo de terror que eu vi que se passa dentro de um. Você conseguiu fielmente criar o interior de um prédio, assim como os apartamentos (Obs: Só vi um apartamento "de verdade" naquela parte de ficar procurando a chave verdadeira), aliás, um prédio sem apartamentos não é um prédio.

ILUMINAÇÃO: Está perfeita, no começo o jogo é tranquilo, bem iluminado e, conforme a trama se desenrola, mais sombrio o jogo vai ficando, deixando o jogador cada vez mais tenso conforme vai passando pelas portas, como um verdadeiro jogo de terror DEVE ser.

SUSTOS/TENSÃO: Você realmente sabe aonde colocar os sustos e construir uma tensão cada vez maior. Um exemplo, no início da DEMO tudo estava normal, mas quando você tem que achar a 1ª chave da porta e voltar para abri-la, na hora que eu abri a porta do cômodo aonde está a chave e li: "Você está preparado?" eu comecei a ficar tenso. Quando finalmente abri a porta e vi mais um cômodo escuro, fiquei com aquela "falsa sensação de segurança", e fui mais tranquilo. Até o Vincell aparecer na minha fuça deixando tudo claro e me assustando pra caral**.

ESTÓRIA: Julgando a estória, ela não é tão interessante. "Marcos, um ajudante de carteiro deve entregar sua última carta num prédio que ele nunca tinha visto". Sinceramente eu não me entusiasmei com a estória do jogo. A ambientação é interessante (tudo ocorrer dentro de um prédio), mas a estória em si, não tanto, por ser meio "boba", mas é claro, isto é só uma DEMO, e as chances de eu estar redondamente enganado são enormes. Talvez o prédio tenha uma ligação com o passado de Marcos ou sei lá o que, ahuehauehauea, mas por enquanto, minha opinião é que a estória é um ponto que deve ser aprimorado. O lance de você não saber o nome de ninguém no começo e colocar "???" no lugar do nome é bem criativo, aliás, você realmente não conhece ninguém, então como saberia seus nomes antes de tudo acontecer? Isto acontece principalmente com o motorista do carro de correios, já que você não sabe o nome dele em hora alguma até o fim da DEMO. Isto eu achei bem legal e, para mim, deve continuar no produto final. (Rimou :P)

PERSONAGENS: Na DEMO, pude ver os seguintes personagens: Marcos Leme, Vincell Dill Boris VIII (Sim, eu tive que ver um gameplay no YT pra ver seu nome completo ahuehauehu) e o motorista do carro de correios. O único personagem que realmente chamou minha atenção foi o Vincell. Principalmente pelo fato de um "monstro" conversar com você, não te dando pistas de ser amigável ou não, muito menos se o que ele diz é verdade. Dá para perceber que, só de ler seu nome e o jeito como ele "fala", Vincell é um cara... um Monstro... Bem, Vincell é um personagem inteligente (talvez até demais) e educado, além de ser muito misterioso, óbvio. Já Marcos, o cara que é controlado pelo jogador, não me pareceu tão cativante quanto Vincell. Tive a impressão de que Marcos é um personagem sem muita personalidade, que não tem nenhum tipo de sentimento ou vontade a não ser entregar a carta e vazar dali. A Cut-Scene que deixa isso mais relevante é aonde você encontra Vincell pela primeira vez, depois de te dar um susto tremendo, na Cut-Scene Marcos aparece com uma cara sem sentimento, como se aquilo não fosse pra ter assustado. Tudo bem que ela acha que tudo é uma pegadinha, mas todo mundo que cai numa pegadinha tem uma reação, e nesse caso, eu estava esperando uma cara de assustado dele igual a que todos que jogaram fizeram. Até o motorista que aparece em 1 Cut-Scene me chamou mais atenção que o Marcos, por ser arrogante, metido e um babaca total. Logo no final da CS/CG já estava com raiva dele.

GRÁFICOS: É totalmente desnecessário julgar gráficos quando se trata de uma engine tão limitada quanto a FPSCreator, mas devo dizer que você fez um ótimo trabalho polindo e mudando algumas texturas, deixando-as bem mais superiores que as que vem prontas no jogo. Pra te falar a verdade, depois de ver o Teaser Trailer do "Sem Saída", corri pra baixar o FPSCreator e testar, ver como era, mas fiquei totalmente decepcionado com algumas coisas, como a IA do jogo e texturas, mas você conseguiu superar todos os problemas, ainda mais esses 2 citados. Depois de ver como a FPSC era limitadíssima, fiquei me perguntando como ficaria o "Sem Saída", mas você me impressionou e TUDO. E por isso, você ganhou o dobro do meu respeito hauehauehua.

JOGABILIDADE
: Repetindo a mesma coisa de cima, julgar jogabilidade num jogo com uma engine limitada como o FPSC é desnecessário. Mas, para mim, um bom jogo de terror só precisa ter as opções de correr/andar, pular, agachar e interagir com objetos. Como o FPSC já tem tudo isso (exceto pela "interação com os objetos"), não precisa de mais nada. Também não vou reclamar da interação, a única coisa que acho horrível sobre isso é o sistema de pegar chaves e outros objetos. As vezes, você nem tá perto da chave, tá procurando ela e de repente, BOOM! "Pegou a Chave.", isto eu sempre achei péssimo da parte do FPSC, mas, fazer o que, como a própria engine diz, é um criador de FPS, oras! Você não deve ficar procurando chave, e sim sair matando todo mundo! hueaauehauehau

Post a comment

Your comment will be anonymous unless you join the community. Or sign in with your social account: